quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Impressionante como o futebol brasileiro apresenta um equilíbrio absoluto.

A cada edição do campeonato nacional disputado por pontos corridos, sistema utilizado desde 2003, o equilíbrio só cresce a cada edição.

Mesmo em 2011 que conta com Neymar e Ganso atuando pelo Santos, Ronaldinho Gaucho reforçando o Flamengo, Vasco com Juninho Pernambucano, São Paulo e Corinthians esperando por Luis Fabiano e Adriano, a briga segue acirradíssima.

A verdade é que a cada rodada aumenta a responsabilidade do pelotão da frente.

E quando a responsabilidade é grande, o futebol costuma ficar em segundo plano na busca pelos três pontos.

Corinthians e Flamengo beiraram a perfeição e pareciam deslanchar em dado momento do turno. Arrancada, boas partidas, goleadas e tudo parecia caminhar bem até aparecerem às lesões, suspensões, improvisações e agora a falta de confiança.

O São Paulo sofreu durante o primeiro turno com troca de técnico, contusões e desfalques por conta das convocações para seleção brasileira principal e sub-20. Ainda espera contar com o reforço de Luis Fabiano e dos primeiros colocados é a única equipe que ainda não está preparada e segue inconstante.

Vasco atual campeão da Copa do Brasil também segue inconstante na competição e vira uma incógnita com a contusão do treinador Ricardo Gomes que vitima de um AVC, não deve voltar neste ano.

Hoje a equipe que mais empolga é aquela de quem menos se esperava, o Botafogo.

O alvinegro carioca está com a confiança em alta, vem de uma bela sequencia de vitórias e conta com valores como Loco Abreu, Elkeson, Felipe Menezes, Maicosuel e da boa fase dos laterais Cortês e Lucas.

Basta saber se diferentemente dos outros concorrentes, o Fogão vai conseguir manter o aproveitamento e o futebol dos últimos nove jogos.

Finalizando o pelotão que briga pelo titulo está o Palmeiras do técnico Luiz Felipe.

Enfatizo o nome do treinador porque sem duvida é o seu trabalho competente que mantém o Palmeiras na briga ao final do turno. Contratou dois centroavantes, sendo que Fernandão ex Guarani conta com quase dois metros de altura, para reforçar ainda mais a bola parada. Lembra do Grêmio que contava com Paulo Nunes, Arce e Jardel? Será que não existe semelhança?

No pelotão do meio Internacional, Cruzeiro e Fluminense decepcionam. Não conseguem emplacar uma boa sequencia e mesmo com elencos dentre os melhores do pais, não acredito que modifiquem a situação.

Inter conta com um elenco envelhecido. Cruzeiro vive um momento de transição e vem recorrendo as categorias de base. Já o Fluzão, perdeu o melhor jogador do brasileiro em 2010, Conca e não conta com a boa fase de Fred.

Atlético de Goiás, Figueirense e Ceará com boas campanhas, devem se manter na primeira divisão e brigar por vaga na Sul Americana.

O Santos vai garantir o ‘bem estar’ do seu elenco pensando no Mundial Interclubes e no grande confronto diante do Barcelona.

Na parte de baixo me preocupa muito o péssimo futebol apresentado pelo Atlético Mineiro e a falta de sorte do Bahia. Dois campeões brasileiros que a muito sofrem com péssimas campanhas, falta de títulos, pressão da torcida e desorganização para disputar os pontos corridos.

O Atlético, por exemplo, já se perdeu em contratações incógnitas e dispensas inexplicáveis.

O Atlético do Paraná ganhou força sob o comando de Renato Gaucho, está a sete jogos invicto e conta com um bom elenco. Acredito que deve deixar a zona de rebaixamento nas próximas rodadas.

Avaí é uma incógnita, mas o caminho é espinhoso para sair da péssima situação e quanto ao América de Minas, bom a situação do coelho já está definida.

O certo é que o torcedor pode esperar emoção até a última rodada e no campeonato mais equilibrado do mundo, só é possível cravar o rebaixamento do América e olhe lá.

Será que algum clube vai ser capaz de se soltar e jogar um bom futebol, ou o torcedor vai acompanhar apenas a briga pelos preciosos três pontos?

Dezenove rodadas para conhecer o campeão brasileiro de 2011.

Façam suas apostas.

Por Ederson Manoel

Siga-me no Twitter:@edersonmanu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More