quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As táticas e o Título



Durante a Copa do Mundo sub-20 muito se falou sobre as mudanças táticas de Ney Franco a frente da seleção brasileira.

E vejo uma coisa boa nisso tudo.

Geralmente, quando o técnico faz a convocação de uma seleção, seja ela qual for, várias são as ‘observações’ de todos os lados. Que digam Dunga e Mano Menezes, da nossa seleção principal.

Acompanhando os jogos dessa seleção desde o Sul-americano, pude ver como Ney Franco conhecia seu grupo. Ele fez algumas modificações entre o Sul-Americano e a Copa do Mundo, e mostrou que as mudanças não foram a toa.

Ney Franco manteve uma base, sabia as características de seus jogadores e sabia da fase de cada um, coisa que em uma competição curta é muito importante.

As mudanças mais freqüentes durante os jogos do Mundial foram na lateral e na zaga, onde o Brasil nos dava sufoco. Danilo era deslocado para o meio e por incrível que pareça, Casemiro foi o escolhido para ficar na zaga a partir da fase final do campeonato.

Uma mudança muito questionada sobre a convocação foi a entrada de Negueba e o corte de Diego Mauricio, que foi ao Sul-americano e foi peça importante.

Pois aí defendo o técnico brasileiro, que sabia que precisaria de um jogador mais rápido e não de força já que ele contava com Henrique e Willian.

Falado tudo isso, tenho de dar os parabéns ao técnico e também ao grupo, pois quando não conseguiu ser superior em técnica conseguia ser superior em raça, em vontade.

O grupo se mostrou muito mais forte nessa competição, pensando que o futebol é um esporte coletivo, quando no torneio continental o time canarinho buscava muito a individualidade de Neymar, Lucas e também de Oscar, que não fez um grande Sul-americano, mas retomou o bom futebol no Mundial e nos ajudou numa final espetacular.

Agora precisamos esperar e ver se eles continuarão a evoluir pra nos dar alegrias na seleção principal. Danilo já está convocado. Outros jogadores, crescendo técnica e psicologicamente poderão também ter chances com Mano, que ficou satisfeito em vê-los em ação na Colômbia.

PARABÉNS BRASIL!

Por André Teves

Siga-me no twitter: @de_teves

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More