quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Espantando a zica

A seleção brasileira sub-20 conseguiu passar para a fase de mata-mata da Copa do Mundo da categoria. O primeiro desafio foi a Arábia Saudita.

O Brasil não fez um bom 1º tempo. Começando a partida com Danilo no meio, e sem Willian que vinha atuando no comando de ataque, Ney Franco buscava um time com mais segurança no meio campo.

Todos conhecemos o trabalho de Ney, mas creio que as vezes o técnico também precisa ter estrela. 
Ele sacou uma das referências da equipe canarinho Casemiro e colocou Willian procurando as jogadas áreas, as tabelas e um jogador que poderia segurar a bola e fazer o trabalho de pivô.

Com uma grande melhora, e com participação de Willian, o Brasil abriu 2x0 e passou a levar o jogo com mais tranquilidade até que no fim Dudu sacramentou a vitória verde e amarela.

Com esse resultado, o próximo adversário do Brasil seria a temida Espanha. Um time muito parecido com a seleção principal, que controla a posse de bola e tem jogadores perigosos.

E essa foi a tônica durante o começo da partida. A Espanha dominava e o Brasil apostava no erro adversário. 

E foi assim que saiu o gol brasileiro. Phillipe Coutinho puxou o contra-ataque e tocou para Henrique, que chutou a bola no travessão e Willian marcou no rebote.

Passamos a jogar com mais tranquilidade, mas muitas vezes os jogadores brasileiros se precipitavam e isso acarretava jogadas perigosas dos espanhóis que paravam nas mãos do excelente goleiro Gabriel do Cruzeiro.

O Brasil voltou mais retrancado para o 2º tempo, e não conseguiu impor mais o seu futebol, até que uma falha pelo lado esquerdo resultou no gol espanhol, do brasileiro naturalizado Rodrigo.

O jogo acabou empatado e foi pra prorrogação.

Na prorrogação, outro empate, com gols de Dudu e Vasquez. E assim, o Brasil teria que decidir sua vida mais uma vez nos pênaltis, tentando não viver a sombra da seleção principal que fez feio na Copa América.

Mas aí vimos o que pra mim, pode ser o novo goleiro da seleção no futuro. Gabriel defendeu duas cobranças e o Brasil converteu todas com muita competência. Dudu foi o último a cobrar e o Brasil levou a vaga por 4x2 nos pênaltis.

Agora a garotada do Brasil irá encarar a seleção mexicana, que nesse ano já foi campeã sub-17, e vem embalada por uma vitória sobre a Colômbia, dona da casa.

Por André Teves

Siga-me no Twitter:@de_teves

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More