Ontem tive a ótima oportunidade de participar do lançamento do livro Jogo Sujo, que fala detalhadamente da corrupção que toma conta da FIFA, do jornalista britânico Andrew Jennings.
Infelizmente e apesar de recomendar e muito a leitura, não é necessária essa gama de informações para descobrir que a FIFA assim como todas as Confederações esportivas e seus governos fazem uso do esporte mais popular do planeta em beneficio pessoal para conseguir enriquecimento ilícito e fácil.
O Brasileiro, por exemplo, sonha com a Copa do Mundo no seu país desde 1950. Sonha em poder acompanhar e torcer pela sua seleção em casa e enfim comemorar um título mundial no seu país.
Por conta dessa vontade do povo Brasileiro ou de qualquer nação que sonha com os jogos, os dirigentes conseguem mascarar as suas ações e se aproveitar dessa situação para conseguir realizar as falcatruas.
Outro detalhe comentado pelo jornalista em relação à Copa do Mundo é o fato de que mais de 40% dos ingressos para os jogos da competição saem pelas portas do fundo da própria entidade máxima do futebol.
Portanto torcedor, observando todos os fatos citados por Andrew Jennings no evento de lançamento do seu livro, inclusive da manipulação de resultados para que a Coréia do Sul conseguisse chegar as semi finais da competição, é bom se preparar para assistir o evento investindo na sala de casa, visitando os amigos, nos principais bares da cidade ou até mesmo pela vitrine das lojas de eletrodomésticos porque assistir ao vivo e principalmente um jogo da seleção vai exigir vontade, um gasto excessivo e os contatos certos.
Sobre o verdadeiro ‘Presidente’ do país, Ricardo Teixeira, em outras palavras Andrew o trata como o verdadeiro Judas do nosso país, aquele que se aproveita da sua posição no comando do nosso futebol para enriquecer ilicitamente, garantir privilégios aqueles que como fantoches obedecem às ordens do mestre e ao lado do senhor Joseph Blatter e com o aval dos políticos de rabo preso no país e gerir um esquema para se aproveitar do evento aumentando e muito a sua conta bancária.
O pior da história é que nós torcedores, palhaços nessa história toda, nada podemos fazer para coibir esse esquema, uma espécie de crime organizado.
Nós amamos o brilho do esporte.
Infelizmente os únicos que poderiam fazer algo contra essas pessoas que sujam a imagem do futebol mundial seriam as Confederações, os clubes e até mesmo o governo.
As Confederações estão envolvidas e engajadas no mesmo projeto do senhor Joseph Blatter e já vinham participando fortemente na época do senhor João Havelange que pasmem, prepara sua filha para assumir o posto da CBF, ou seja, o Brasil ainda vai sofrer por muitos anos com esquemas e problemas em relação a sua Confederação.
Os clubes de forma inexplicável, porque são eles que mantêm as Confederações, são reféns da situação e quando algum tenta se mexer para bater de frente, acaba sofrendo fortes retaliações e isso ficou claríssimo quando o São Paulo mesmo com a força de clube mais vitorioso do país perdeu espaço no cenário, não obtêm as mesmas regalias de outros clubes e no caso mais visível quando seu estádio, talvez o mais adiantado em termos de infra estrutura foi duramente criticado e removido da Copa do Mundo.
E os governantes, bom essa raça só vive em beneficio próprio e com uma missão, engordar a própria conta bancaria.
No mais torcedor, indico o livro a todos que gostam de entender um pouco do jornalismo investigativo, querem entender como funciona o esquema Copa do Mundo e entender porque nós somos feitos de palhaço.
Porque o principal consumidor do produto futebol infelizmente é tratado como palhaço.
Por Ederson Manoel
Siga-me no Twitter:@edersonmanu
1 comentários:
Ola, tudo bem?
Eu gostaria de receber o contato de e-mail do blog.
Obrigado
Abs
ana.cristina@planodigital.com.br
Postar um comentário