segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Equivocos

Os erros de Mano Menezes

Mano Menezes completou hoje um ano a frente da seleção brasileira e recebeu a infortuita missão de comandar a renovação até a Copa de 2014.

Sem as eliminatorias a ideia é enfrentar seleções montadas e fortes estabelendo assim um grau maior de dificuldade na preparação.

Hoje enfrento uma seleção que trabalha junto a mais tempo e que conta com jogadores mais entrosados e com um meio campo que consegue se achar facilmente. Mesmo assim um adversário que ofereu espaços e cometeu erros de passes não aproveitados pelo Brasil.

A Alemanha ganhou jogando no erro e na fragilidade dos nossos lateriais.

Depois de 12 meses e mais de 60 atletas convocados já da para apontar alguns equivocos do treinador.

Não me surpreende que nesse periodo de trabalho os resultados sejam fracos. Por onde passou Mano sempre demorou a impor uma filosofia vencedora. Perde pouco, mas também ganha pouco e empata muito.

Apesar de definir um setor defensivo com Lucio e Thiago, fica claro que ele ainda não se decidiu entre Daniel e Maicon que oscilam e tem sérios problemas na lateral esquerda onde André Santos disputou os treze jogos  e em nenhum deles convenceu. Das laterais nasce o principal problema defensivo do Brasil hoje.

O segundo problema do treinador da seleção hoje, ao meu ver, é a manutenção de Robinho no meio campo.

O ‘atacante’, leiam bem atacante Robinho, não pode armar o jogo da seleção brasileira. E não e nem questão de futebol e sim de ‘criação’. Robinho sempre foi aguldo e segundo atacante e nunca foi homem de 
pensar ou de criar. Hoje erra passes demais e não serve a seleção com o que tem de melhor, o drible.

Ele e Neymar são os unicos jogadores capazes de abrir a defesa adversária, ou jogam pelas pontas ou um dos dois senta para a entrada de um armador.

E o ultimo detalhe, Fernandinho, Jadson, André Santos, Ralf, são jogadores que não mostraram nenhuma capacidade para vestir a camisa da seleção brasileira.

Além disso, Alexandre Pato deve e muito. Tem perdido diversas oportunidades fundamentais.
Se é isso que o nosso futebol pode produzir de melhor, já está na hora de repensarmos algumas escolhar.

Falta tempo para Copa e ainda acredito no potencial de jogadores como Ganso e Neymar que até aqui se mostram timidos.

Mas insistir no erro pode virar burrice. E a partir do momento que virou burrice Mano, a sua cabeça fica a perigo porque quando se trata de seleção, o povo não perdoa.

Por Ederson Manoel

Siga-me no Twitter:@edersonmanu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More