quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Esquentou

Perto do final do primeiro turno o campeonato brasileiro começa a tomar cara e jeito na tabela.

Nesse instante e após o final da janela que costuma mexer muito com os principais times do país, já é possível fazer uma projeção mais realista do que nós podemos esperar de cada time na competição.

Nenhum dos três primeiros colocados na tabela que hoje são Flamengo, Corinthians e São Paulo, conseguiu emplacar uma sequência que combine bons resultados e bom futebol.

Na realidade a tabela reflete muito bem qual equipe ao meu ver está melhor equilibrada em termos de futebol e resultados no ano, o Flamengo.

O Corinthians por sua vez sofre com a perca da sua referencia. Sem Liedson o rendimento da equipe caiu e nos últimos quatro jogos de futebol mediano, conseguiu vencer apenas o América de Minas até então lanterna da competição.

Das equipes que encabeçam a tabela e que eu ainda vejo com potencial a ser alcançado, ou seja, não está totalmente preparada, é o São Paulo que ainda carece da estréia do argentino Cañete e do centroavante Luis Fabiano.

Acredito muito que o titulo ficara entre essas equipes.

Na segunda parte o Vasco que cumpriu seu objetivo e conquistou vaga na Libertadores através da Copa do Brasil. Tem uma equipe equilibrada, mas eu sinto que não vai levar o Brasileiro desse ano a sério até o seu final.

Por fim Botafogo e Palmeiras que devem brigar pro uma vaga na Libertadores.

A equipe liderada por Loco Abreu e treinada por Caio Junior ainda oscila, mas tem uma equipe com bom potencial, montou uma base interessante e vai dar muito trabalho. Com uma defesa um pouco mais confiável e um maestro (Diego ex-Santos por pouco não acertou), o alvinegro carioca pode deixar de fazer apenas figuração e brigar pelos títulos.

O Palmeiras vai da sua forma continuar complicando a vida dos adversários e brigando pelos objetivos. Faltou um companheiro de ataque, um centroavante nato para atuar com Kleber. Welington Paulista não seria esse cara e pelo bom trabalho de Luis Felipe o Palmeiras vai até o fim na briga, mas não chega credenciado a titulo.

Na parte intermediaria o Internacional e o Cruzeiro me decepcionam muito. Equipes com potencial de titulo que estão devendo muito. Não acredito em uma franca ascensão e acho que por ali devem ficar. Outro que oscila e vem deixando a desejar é o Fluminense que acredito que ainda pode surpreender porque tem uma boa equipe e um bom comandante.

Coritiba, Ceara e Bahia devem fazer figuração.

Atlético Mineiro e Grêmio vão precisam se remontar durante a competição e isso tira dessas equipes qualquer oportunidade de briga até por uma vaga na Libertadores. O Santos vai jogar o suficiente para ficar longe da zona da degola e se preparar para o Mundial.

Na parte de baixo tudo muito embolado.

O problema é que está embolado sempre entre mesmas equipes, Atlético de Goiás, Avaí, Atlético do Paraná e o América de Minas.

Até acredito que o Ceará, por exemplo, pode se complicar e brigar com essas equipes, mas desse bolo devem sair no três dos quatro rebaixados. Das equipes que hoje encabeçam a zona da degola, acredito que o Atlético do Paraná tem condições de sair dessa situação e começa a acreditar nessa idéia.

Dessa vez não acredito em tiros longos no segundo turno como o Grêmio do ano passado, do Fluminense em 2009 ou do Goiás em 2003.

Acredito que o campeonato segue equilibrado entre as equipes do eixo Rio-São Paulo e o titulo e as vagas para a Libertadores deve dessa vez ficar entre as equipes dessas regiões.

Agora o campeonato engatou a quinta e é só esperar os clássicos dos finais de turno. Só eles são imprevisíveis.

Por Ederson Manoel

Siga-me no Twitter:@edersonmanu

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More